O Batismo
“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo." (Gálatas 3:27)
A Ausência do Batismo no Antigo Testamento
A ausência do batismo no Antigo Testamento e sua proeminência no Novo Testamento radicam-se fundamentalmente na progressão da revelação divina e na obra redentora de Jesus Cristo, que inaugura a Nova Aliança. Teologicamente, o batismo cristão está intrinsecamente ligado à pessoa e obra de Cristo, significando realidades espirituais que só foram plenamente reveladas e efetivadas com Sua vinda.
A Antiga Aliança e seus Sinais
No Antigo Testamento, a aliança de Deus com Seu povo, particularmente com Abraão e seus descendentes, era marcada pela circuncisão. Este era o sinal físico da pertença à comunidade da aliança e da promessa divina (Gênesis 17). Além disso, o Antigo Testamento continha diversos rituais de purificação com água (Levítico 14, 15; Números 19). Estes rituais simbolizavam a limpeza cerimonial e a necessidade de santidade diante de Deus, mas não possuíam o mesmo significado sacramental e soteriológico do batismo cristão. Eles eram temporários e repetitivos, apontando para uma purificação mais profunda e definitiva.
O Batismo de João: Uma Transição
O ministério de João Batista serve como uma ponte entre as duas alianças. Seu batismo era um batismo de arrependimento para remissão dos pecados (Marcos 1:4), preparando o caminho para o Messias. Embora utilizasse a água e chamasse ao arrependimento, o batismo de João ainda não era o batismo cristão plenamente instituído, pois este último está conectado à morte e ressurreição de Jesus e ao dom do Espírito Santo.
O Batismo Cristão na Nova Aliança
Com a vinda de Jesus Cristo, a Nova Aliança é estabelecida. O batismo cristão, instituído por Jesus (Mateus 28:19), assume um significado novo e profundo:
Conclusão
Portanto, a explicação teológica para a ausência do batismo no Antigo Testamento reside no fato de que seu pleno significado e eficácia estão vinculados à consumação da obra de Jesus Cristo. Os rituais de purificação do Antigo Testamento e o batismo de João podem ser vistos como prefigurações ou preparações, mas o batismo cristão, como sacramento da Nova Aliança, só poderia ser instituído após a morte e ressurreição de Cristo, que tornaram possíveis as realidades espirituais que ele significa: união com Cristo, perdão definitivo dos pecados, regeneração e a formação de um novo povo de Deus, a Igreja.
Graça e Paz.
Ir. Oswaldo Costa