Vamos em frente!
"Quando o faraó deixou o povo partir, Deus não
os levou pelo caminho da terra dos filisteus, embora este fosse o mais curto,
pois disse: 'Se eles enfrentarem a guerra, poderão se arrepender e voltar para
o Egito'."
(Êxodo 13:17)
Essa passagem faz parte da narrativa do Êxodo, onde Deus estava guiando o povo de Israel após sua libertação do Egito, e escolheu não levá-los pelo caminho mais curto para evitar conflitos com os filisteus e para proteger e cuidar do povo em sua jornada para a terra prometida.
As voltas são necessárias para nos prepararmos para alcançar aquilo que nos espera.
Deus jamais colocaria um de seus filhos diante de uma situação para a aqual não esteja preparado para enfrentar...
É preciso fazer a nossa parte na caminhada, coragem, foco, força e fé para avançar.
Deus não nos coloca no caminho da vitória com a expectativa de que fiquemos parados...
A paralisação física, mental e espiritual nos mantém onde estamos, e isso faz com que a jornada se torne cada vez mais longa, pois não somos capazes de fazer a nossa parte.
É necessário fazer a nossa parte para avançarmos em liberdade rumo à vitória que nos espera e à qual somos convidados a desfrutar...
Sejamos vigilantes para não correr o risco de nos paralisarmos e ficarmos presos em ciclos de escravidão, covardia e dependência de pessoas que só potencializam nossas fraquezas por interesses ocultos.
O medo e a covardia nos paralisam, fazendo-nos desejar o mínimo.
Que o Senhor nos livre do desânimo e da acomodação, e nos faça entender que é pelo trabalho que chegamos ao descanso; para colher, é preciso plantar.
Então, vamos adiante, trabalhando, exercitando aquilo que é a nossa parte, pois enquanto estivermos fazendo a nossa parte, o melhor com o que temos agora, o Senhor será o nosso refrigério, o nosso cobertor, o nosso refúgio, nossa proteção, a nossa luz, o nosso caminho e a nossa provisão.
Deus os Abençoe!
Nil Ferreira.